quarta-feira, 11 de julho de 2012

Gênesis 1;2

"E a terra era sem forma e vazia..."
A teoria apresentada na postagem anterior poderia explicar porque a terra era sem forma e vazia; Como a terra consistia apenas no espaço vazio, ela não tinha forma, e não havia nada nela, o que a tornava vazia.
O Bispo Edir Macedo, em seu livro Nos Passos de Jesus, diz acreditar que entre o primeiro versículo e o segundo, passaram-se milhões de anos. Observe o que ele diz:
"[...], quando Deus, no princípio, criou os Céus e a Terra, estes eram tão perfeitos quanto Ele próprio[...] Quando aconteceu o referido no segundo versículo de Gênesis, já havia decorrido milhões e milhões de anos e, nesse ínterim, a queda de Lúcifer[...] Ele foi lançado na Terra, fazendo assim criar neste planeta o caos total, isto é, tornou-se sem forma e vazio." A explicação do Bispo Macedo difere da teoria apresentada por mim, já que ele demonstra acreditar que Deus criou um planeta chamado Terra no início.
Agora vamos analisar outra parte do versículo: " e havia trevas sobre a face do abismo" No texto, a citação de um abismo, nos faz imaginar um espaço vazio, ou seja o espaço físico.
 O historiador judeu Flávio Josefo em seu livro Antiguidades Judaicas diz o seguinte:
"No princípio Deus criou o céu e a terra: mas a terra não era visível porque estava coberta de trevas espessas[...]" Observe que Josefo não diz se Deus criou um planeta chamado Terra, ou um espaço físico chamado Terra. Ele também diz que a Terra estava coberta por trevas, já que Deus ainda não havia criado a luz. 


Vamos ver o restante do texto bíblico:
"...  e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas”. Aí chegamos numa contradição: se a terra era vazia, porque havia águas sobre ela? Será possível que naquela época existisse água? Se sim, então a água surgiu antes da luz?
Vamos observar o que diz a Bíblia na Nova Tradução na Linguagem de Hoje:
"...A terra era um vazio, sem nenhum ser vivente, e estava coberta por um mar profundo. A escuridão cobria o mar, e o Espírito de Deus se movia por cima da água”. O leitor pode perceber que nessa versão se diz que a Terra era toda coberta por um mar."
Flávio Josefo não cita nenhuma água em seu livro, dizendo apenas o seguinte:
"... mas a terra não era visível porque estava coberta de trevas espessas; o espírito de Deus adejava (voava) por cima dela" 
No mito da criação suméria, acreditava-se que a criação surgiu a partir dos deuses Apsu e Tiamat que representam as águas;na mitologia egípcia, tudo teve início de um líquido infinito cósmico chamado Nun. Mas afinal, o que eram essas águas ou líquido?
A mim não foi possível chegar a uma conclusão. Se o leitor conseguir chegar a alguma por favor comente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário